BLOG

A síndrome de vira-lata

SÍNDROME DE VIRA LATA BLOG LUIZ GUILHERME PRO

Pessoal, Luiz aqui para mais um artigo. Quero compartilhar com vocês sobre algo que incomoda há algum tempo e já virou jargão. A famosa síndrome de vira-lata.

Mas afinal o que é essa síndrome de vira-lata e de onde surgiu isso?

O complexo de vira-lata foi descrito em 1958 pelo jornalista brasileiro Nelson Rodrigues como “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.

Na ocasião, a Seleção brasileira foi vencida pelo Uruguai na Copa do Mundo dentro do Maracanã. Somente em 1958 que esse choque foi superado com a primeira vitória do Brasil numa Copa.

Embora tenha aplicado o conceito inicialmente no futebol, Nelson Rodrigues afirmou que a expressão poderia ser usada em qualquer área.

Segundo a ótica psicológica e psicanalítica, a maioria dos brasileiros não quer sair do lugar objetificado e se tornar possuidor de algo. Caso o fizessem, poderiam ter autonomia para agir de acordo com suas próprias características em vez de usar cultura externa. Infelizmente, o rebaixamento se cria antes mesmo de tentar a conquista de suas vontades e anseios de crescimento.

Esse foi um breve resumo do que é essa síndrome para que você entenda o contexto. Se levarmos essa teoria para vários aspectos da nossa sociedade iremos perceber que isso realmente é real.

No marketing digital, por exemplo, nós achamos que tudo que é vendido ou produzido na “gringa” é melhor e isso pode até ser verdade, mas acredito que não seja uma verdade absoluta, pois o Brasil e os brasileiros tem muita criatividade e capacidade para criar coisas fantásticas. 

Só que muitos de nós menosprezamos o que é produzido aqui, como se não fosse tão bom como na “gringa” acredito que você já ouviu a frase que diz que o brasileiro já nasceu com formação em marketing. E essa frase realmente faz sentido, basta olhar para as campanhas publicitárias criadas em território nacional. ELAS SÃO FANTÁSTICAS! Eu sei que ainda temos muito o que evoluir como sociedade, mas precisamos abandonar esse sentimento de inferioridade e percebemos que o nosso país e as pessoas que vivem aqui são maravilhosas. 

Me conta aqui o que achou sobre esse texto e se curtiu compartilha nas redes sociais com teus amigos e familiares. 

Inscreva-se em meu canal

Posts Recentes

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
WhatsApp
Telegram
Twitter

Deixe um comentário